S.O.S Tatsuya

As agulhadas que auxiliam na cura


Quem já me viu ‘agulhando’ pessoas por aí e se asustou, vou tentar, de uma maneira bem simplificada, explicar o que acontece... qual o efeito que a agulhada causa no organismo. 

A Tradicional Medicina Chinesa tem uma história de mais de 5000 anos, e tem como base a busca do equilíbrio energético no organismo e com isso o corpo estaria livre de doenças. Segundo os Chineses, a energia proveniente da oxigenação (respiração) somada à energia do alimento é processada de uma forma que resulta no ‘CHI’ que seria a energia vital para o organismo. Essa energia percorre o corpo em diferentes canais,chamadas de meridianos, e o fluxo contínuo e equilibrado dessa energia nos canais permite o funcionamento em harmonia do corpo e é a base para que ele se mantenha saudável. 

Alguns fatores que podem causar o desequilíbrio: 
- Alimentação inadequada (qualidade dos alimentos, mastigação insuficiente, rapidez na ingesta de alimentos) 
- Consumo insuficiente de água 
- Má respiração 
- Descanso inadequado 
- Excesso de trabalho, prática de atividades físicas - Excesso de exposição ao frio, vento, calor, umidade... - Fatores emocionais 
- Uso de drogas ilícitas, fumo, álcool 
- Etc... (e bota etc.. nisso, pois são muitos fatores) 

A Acupuntura (inserção de agulhas em determinados pontos do corpo) é uma das técnicas utilizadas para buscar o equilíbrio do fluxo de energia. Outras técnicas seriam a Fitoterapia chinesa, Moxabustão (aquecimento de determinados pontos), Ventosaterapia... Segundo a Tradicional Medicina Chinesa: ‘se existe dor é porque existe um bloqueio energético (Chi) ..’ sendo que esse bloqueio pode causar excesso em um segmento e deficiência em outro. 

Ao inserir agulhas em determinados pontos, o objetivo é justamente tentar restabelecer o fluxo de energia no local e com isso, procurar o equilíbrio. 

Tatsuya em ação com a Federação do RJ
O uso da Acupuntura em lesões desportivas, é cada vez mais comum atualmente pois as ‘agulhadas’, quando aplicadas de imediato, reduz a dor e o edema, limita a extensão dos tecidos inflamados e acelera o processo de recuperação. A Acupuntura reduz (podendo até eliminar) o estresse causado nos músuclos ou tendões acometidos, pois diminui consideravelmente a contratura que causa diminuição na circulação sanguínea e causa a dor muscular... devolvendo assim, a flexibilidade do tecido lesionado. 

A medicina ocidental tem uma explicação ‘científica’ para o efeito da agulhada: com a inserção das agulhas, causa-se na região um processo inflamatório e com isso o organismo envia para a região, mediadores químicos para combater esse processo e com isso há uma diminuição na dor e relaxamento das estruturas envolvidas. 

No meu trabalho de reabilitação, sei que muitos atletas têm pressa para voltar às atividades.. mas é óbvio que quando há uma lesão estrutural (distensão muscular, lesão ligamentar, fratura, etc.) o organismo necessita do seu tempo para a reorganização das fibras, consolidação da fratura etc.. e nesses casos a Acupuntura pode auxiliar no alívio da dor, tonificação da energia (chi) para que o próprio organismo se fortaleça para a recuperação mais rápida e eficaz do atleta. 

É lógico que não são apenas as agulhadas que vão, por sí só, resolver todos os problemas. Algumas orientações devem ser seguidas para que não haja uma recidiva, isto é, para que a lesão não volte. Para isso devemos investigar as causas da lesão, que podem ser desequilíbrios de forças musculares que atuam numa articulação, posturas inadequadas para se executar um movimento, falta de flexibilidade, negligência no aquecimento pré treino ou pré jogo, hábitos nocivos para o bem estar global do atleta... etc. 

Enfim, as agulhadas não são mágicas... existe uma história milenar por trás da técnica e, entendendo o corpo como um todo, é possível sim, viver com qualidade e muita saúde! 

Mais uma vez, lembro a todos que, a DOR é um aviso do corpo para algo que não está no seu estado ‘normal’. Não negligencie a dor, pois uma dor aguda pode levar à dor crônica e com isso, no caso de um músculo acometido, por exemplo, pode causar um agravamento da lesão a ponto de acometer a sua habilidade funcional. 

Grande abraço! 
Tatsuya Okabayashi
Fisioterapia e Acupuntura

Nenhum comentário:

Postar um comentário