Devido as inúmeras dúvidas por parte das equipes de futebol 7 de Santa Catarina em relação ao sistema de filiação dos atletas, a Associação Desportiva Cafuné entrevistou nesta sexta-feira (16), com exclusividade, Thiago Brasil, Presidente da Federação de Futebol Sete Society do Estado de Santa Catarina.
Confira abaixo o bate-papo na íntegra:
AD Cafuné: Presidente, o assunto mais comentado nos últimos dias têm sido a filiação dos atletas que, na nossa visão, é de extrema importância para o crescimento do futebol 7 em todo o Estado, especialmente aqui na Grande Florianópolis. Como será este processo e quais os benefícios que esta nova etapa irá trazer às equipes?
Thiago Brasil: Caros colegas, é uma satisfação enorme poder conceder-lhes esta entrevista, especialmente começando por um assunto tão importante. A filiação não é nenhum bicho de sete cabeças e nem sequer um “mal necessário”, como já ouvimos por aí. Muito pelo contrário. O processo é simples e extremamente benéfico para todos os envolvidos com a nossa modalidade, especialmente às equipes e jogadores, que terão um histórico sempre atualizado no site da LF7 que, por sua vez, terá um sistema integrado ao da Confederação Brasileira.
AD: Como funciona, na prática, o processo de filiação?
TB: Basta o representante da equipe entrar em contato com a Liga de Futebol 7 da Grande Florianópolis (LF7) e solicitar a ficha de filiação dos atletas. Após o preenchimento de todos os dados dos jogadores e o pagamento da taxa de R$ 5,00 por jogador, nós mesmos iremos cadastrar esses atletas no sistema da Confederação Brasileira, que irá liberá-los através do BID (Boletim Informativo Diário). Uma vez que o nome do atleta apareceu no BID (que pode ser acessado no site da CF7), ele estará apto a participar de qualquer competição oficial da Liga.
AD: Os atletas, então, serão filiados à Liga, e não à Fut7-SC, certo?
TB: Exatamente. Em todo o Brasil funciona assim. É uma hierarquia natural. O atleta X pertence à determinada equipe. Essa equipe faz parte da Liga, subordinada à Federação, que está abaixo apenas da Confederação nacional. Como funciona em todo o esporte.
AD: Qual a validade da filiação?
TB: Até 31 de dezembro de cada ano.
AD: E depois disso? O que acontece?
TB: Basta pagar a filiação novamente. Se o atleta quiser mudar de time, a sua nova equipe deverá entrar em contato com a Liga e filiá-lo.
AD: Mas ele precisará pagar a transferência?
TB: Não, somente os R$ 5,00 da filiação. A transferência acontece apenas entre os dias 1º e 31 de julho.
AD: E se o atleta for filiado por uma equipe sem a sua própria vontade?
TB: Não tem problema. Ele só precisa entrar em contato com a Liga solicitando a mudança da equipe, mas desde que ele não tenha atuado por essa primeira equipe ainda.
AD: Precisa pagar a filiação novamente?
TB: Não. Mas neste caso, a equipe que o filiou sem o seu consentimento não terá direito a reembolso.
AD: E quais os benefícios que nós, atletas e equipes, teremos com a filiação?
TB: Existem inúmeros benefícios. Na nossa visão, o primeiro e mais importante deles é poder unificar os dados dos atletas que disputam os torneios oficiais das Ligas espalhadas por todo o Brasil. Com a filiação, o atleta terá uma espécie de “perfil” no site da sua respectiva Liga e da Confederação Brasileira, com informações detalhadas, como número de partidas disputadas, gols, títulos, etc. A filiação vai permitir também que os clubes consigam preservar seus jogadores e terminar com os famosos “times de aluguel”, que descaracterizam as equipes. Além disso, em um futuro próximo, queremos firmar parcerias com diversos estabelecimentos comerciais da Grande Florianópolis, que darão descontos aos atletas filiados.
AD: Presidente, todos nós reconhecemos a evolução do futebol 7 no nosso Estado, principalmente aqui na Grande Florianópolis. Gostaríamos de parabenizar você e toda a sua equipe pelo brilhante trabalho realizado a frente da Federação nos últimos anos e desejar boa sorte na continuação do seu mandato.
TB: Obrigado a todos vocês que prestigiam as nossas competições e pelo voto de confiança no nosso trabalho. Como sempre costumo frisar, a Fut7-SC e a LF7 estão sempre de portas abertas a todas as equipes e atletas que quiserem contribuir, de alguma forma, com o nosso futebol 7. Um abraço a todos!
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CAFUNÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário